O Crasto Porto Tawny 50 Anos é um vinho do Porto de categoria Tawny envelhecido em tonéis de carvalho Português por um tempo médio de 50 anos. Elaborado a partir de uma seleção de vinhos do Porto provenientes das melhores vinhas, este blend combina a complexidade dos vinhos mais velhos com a frescura e a acidez vibrante conferida pelos vinhos mais jovens, resultando num vinho equilibrado e sofisticado.
Durante o seu longo período de envelhecimento, o vinho do Porto Tawny de idade sofre mudanças subtis de cor ao adquirir a tonalidade âmbar e ao transformar a fruta jovem e rica em elegância, mostrando uma textura sedosa e sabores intensos e suaves que só o tempo consegue oferecer.
Apresenta uma tonalidade âmbar intensa, com reflexos esverdeados subtis, características visuais que denunciam uma longa evolução oxidativa e um cuidadoso envelhecimento em madeira. No nariz, revela elevada complexidade e profundidade aromática, com destaque para notas de frutos secos (figos, tâmaras, nozes), amêndoas torradas, casca de laranja cristalizada, mel, especiarias doces e um leve toque iodado. Todos os elementos aromáticos encontram-se harmoniosamente integrados, refletindo a maturidade e o equilíbrio do lote. Em boca, evidencia grande concentração e textura aveludada, com excelente equilíbrio entre estrutura, frescura e elegância. A doçura é equilibrada por uma acidez vibrante, que confere dinamismo à prova, enquanto os taninos, de excelente qualidade e elegantemente integrados, oferecem suporte estrutural sólido e contribuem para a sua persistência e complexidade.
O final de boca é longo, preciso e persistente, refletindo a sofisticação e o perfil único de um Tawny de idade muito avançada.
Informação Técnica
Idade das Vinhas Média 70 anos
Temperatura de Consumo 12-14º
Exposição, Solo e Altitude
Nascente - Sul; Xisto 120 a 450m
Sistematização Vinha tradicional em socalcos
Álcool 21%
Engarrafamento Março 2025
Dados Analíticos
Acidez Total: 7,48 gr/L
pH: 3,62
Açúcar Residual: 180gr/L
Baumé - 8
Enólogo Cátia Barbeta, Manuel Lobo
97 Pontos + Altamente Recomendado – Revista de Vinhos (PT / 2025)
A foto pode não corresponder ao ano em stock