750ml
Castas : 100% Sauvignon Blanc
Solos : Silex e calcários muito duros do Portlandiano
Produção : 18 à 22 000 garrafas de acordo com os anos
Cultura da vinha:
- Depois de 1980: abandono de todo o fertilizante químico em todas as nossas vinhas..
Depois de 2002: abandono de todos os herbicidas em toda a nossa área de 21 hectares de vinhedos.
- Desde 2006: abandono de todos os inseticidas em toda a nossa área de 21 hectares de vinhas.
- Luta contra o míldio: Empregamos o mínimo de fungicidas, mas não exclusivamente cobre, cuja acumulação nos nossos solos nos parece ser muito prejudicial a longo prazo.
- Recuperação das águas da chuva para combater o míldio com água desmineralizada e assim reduzir ao máximo as doses utilizadas.
Os solos são trabalhados por desagregações pouco profundas e, sobretudo, regularmente cavados à mão.
Só são feitas alterações orgânicas aprovadas para a agricultura biológica no final do outono. Os tratamentos são reduzidos ao mínimo necessário para proteger os solos e a fauna, que permanece um precioso auxiliar do desenvolvimento harmonioso da vegetação.
Vinificação: em cubas de inox, fermentação a temperatura controlada, após decantação a frio, conservação sobre borras muito finas, precipitação tartárica a frio, sem fermentação malolática, taxa de sulfito recomendada em biodinâmica 100mg/l., vinho 100% vegetal.
Conservação: 4 a 5 anos; apogeu a partir do segundo ano
Conselhos do sommelier: servir sozinho a cerca de 12°C ou com um prato de mariscos, crustáceos, peixes, aves, carnes brancas e queijos (Chavignol, cabra, ovelha, comté).
Colhido em calcários duros e argilas com sílex, este vinho deve ser consumido bastante jovem. A sua vivacidade, frescura e grande mineralidade fazem dele o aliado dos pratos de marisco e crustáceos.
Excelente aperitivo, pode ser a ocasião para um petisco com crottin de Chavignol, rillettes de pato e terrina de coelho. Acompanha também os espargos e os peixes crus, cozidos em court-bouillon, marinados ou grelhados.
A foto pode não corresponder ao ano em stock